09 novembro 2010

Homeschooling

Uma das principais preocupações dos Pais é  a educação dos seus Bebés, vendo neles todas as expectativas  de um futuro diferente.

A Educação deve ser pensada de forma ponderada e Global.

Já alguma vez se interrogou  sobre o que  ensinam ao seu Filho, melhor, de que forma é que os ensinamentos são passados e qual a sua utilidade futura?

Se olharmos atentamente para as tribos e a forma como eles integram a educação das seus Seres percebemos muito da estrutura que devíamos dar á educação dos nossos Filhos, para que eles se tornem pessoas Saudáveis, de Corpo e de  Alma, para que tenham uma estrutura emocional Sólida, para que os pontos de referência destes pequenos Seres, os Pais,  sejam o exemplo. Só por si este principio mimético representa uma boa Fonte de Sabedoria e Bem Estar, mas gostaria de ir um pouco mais além...

Na sociedade em que vivemos estamos habituados a delegar as nossas funções, as nossas responsabilidade a outros, levamos os Bebés para outras pessoas tomarem conta, levamo-los a concertos para que outras pessoas cantem para eles, então qual é o nosso papel? É sermos simples pesquisadores dos sítios onde fielmente depositamos as nossas crianças, ou mostrarmos que há outra maneira mais Respeitada, Harmónica e Salutar de Guiarmos as nossas Crianças pelas suas vidas através dos diversos rituais de Passagem?

O ensino domestico tem uma vertente de proximidade, de passagem de Ensinamentos, de atenção e efectividade. Há pais que optam por serem eles mesmos a dar as aulas, o que é excepcional quando é possível, porque para além de alimentar o forte laço Afectivo, permite que se conheçam mais profundamente,  que Partilhem e Cresçam conjuntamente.

A maior parte dos Pais devido á sua vida laboral, e económica  não pode  aceder a este tipo de ensino, mas existem igualmente outras opções válidas para pais  que realmente preocupam-se com o tipo de coisas que ensinam aos seus Filhos, como por exemplo, formar um pequeno grupo entre pessoas amigas, com Filhos de idades próximas em que haja disponibilidade de algum dos Pais para os ensinar, ou pôr numa escola que siga a pedagogia Waldorf sabendo que as crianças iram contactar com outro tipo de aprendizagem e desenvolvimento.

O ensino Waldorf é  um ensino integrado e Integral, onde o Ser é tido em consideração, RESPEITADO  como um todo de acordo com os Ciclos da Natureza, onde efectivamente e afectivamente é dada importância a individualidade de cada Ser.

Não é maravilhoso sermos Admirados, Respeitados pela nossa Individualidade? Podermos aprender a uma ritmo próprio de forma prática?

Este tipo de ensino oferece tudo isto, desenvolve não só a inteligência, mas igualmente a motricidade  através do contacto com a Terra que é Mãe, mantêm um contacto próximo com o lado Espiritual com que a criança encontra-se ligado (refiro-me a Espiritualidade, não a religião), um ensino mais próximo, onde todos os alunos tem direito a atenção. Estas são apenas algumas permissas abordadas nesta pedagogia, mas há muitos mais que vale a pena conhecer.

As possibilidades são infinitas basta querermos , Somos Seres Criadores, Sapientes e Únicos.

Temos o direito de aprender de uma forma pratica, integrada, Harmoniosa, Aprendermos de forma Natural, na Natureza através dos Ensinamentos de Pessoas mais Velhas, mais Conhecedores, Presentes e Disponíveis.

 Ensinar de uma forma Consciente, Aprender de forma Integrada com Amor, porque o Amor é Fecundo.




Sites


















Ensino domestico 











Sem comentários:

Enviar um comentário