11 dezembro 2010

Cabeça, Coração e Mãos





" (...) Para os pais que têm filhos com necessidades especiais, um currículo que pode ser útil é o currículo Waldorf, ou pelo menos algumas partes de um currículo Waldorf. Rudolf Steiner, um contemporâneo de Maria Montessori, projetou o currículo Waldorf original, embora muitos dos conceitos que se originou com um outro educador chamado Freidrich Fröbel.
Apesar de mais informações sobre Fröbel e seus métodos serão abordados em outro artigo, aqui está um petisco pequeno: Friedrich Wilhelm agosto Fröbel, o sexto filho caçula e do Pastor Johann Jakob Fröbel, fundou o primeiro jardim de infância em Blakenburg, Alemanha, em 1836. A escola oferece jogos, jogos, músicas, histórias e artesanato, que ajudou a imaginação de uma criança crescer, junto com suas habilidades físicas e motoras. Um livro vivo que vai para o detalhe de um professor de aprendizado do método Fröbel, é o lápis de prata, por Alice Dalgliesh.
Vários anos depois de Fröbel, Steiner foi convidado a abrir uma escola para os filhos dos trabalhadores da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, em Stuttgart, na Alemanha, em 1919. O proprietário da fábrica de convidados Steiner a palestra os trabalhadores da fábrica. Após sua palestra, a fábrica pediu que Steiner configurar a primeira escola Waldorf, na Alemanha. A primeira escola Waldorf nos Estados Unidos, a abertura em 1928, estava em Nova York.
Este método terapêutico das mãos no trabalho é extremamente útil para crianças com algum tipo de deficiência de aprendizagem, diz Donna Simmons, que fundou Christopherus Homeschool Recursos. "O ritmo saudável, a brincadeira criativa, utilizando um currículo que atenda o ritmo da criança, que é o que Waldorf é toda aproximadamente," ela disse recentemente em uma entrevista.
Um muito pessoal e hands-on de professores, Simmons tem um fundo de educação. Ela esteve envolvida com a educação Waldorf desde que ela tinha quatro anos, quando ela foi enviada para um jardim de infância Waldorf e continuou essa educação através de pós-graduação. Mais tarde estudou o desenvolvimento da criança e lecionou em duas escolas Waldorf na Inglaterra. Ela acabou se tornando um jovem trabalhador, com base em suas experiências de infância rica para encontrar maneiras criativas de trabalhar com alguns jovens da cidade grande desafio interior. Donna perspectiva sobre a educação Waldorf é em grande parte colorida por este trabalho, e como uma mãe homeschooling pragmática. Ela está ansiosa para encontrar "o que funciona" em diferentes situações. As crianças saem às vezes para a fazenda hobby em Wisconsin, onde ela e seu marido, Paul Newton, um homeopata, viver e aprender com seus dois filhos, Daniel de 12 anos, e Gabriel de 10 anos de idade. Simmons tem diversas publicações e um curso de redação on-line disponível em seu site, www.christopherushomeschool.org , e oferece seminários em todo o país para quem estiver interessado.
Com sua experiência no desenvolvimento da criança, Simmons tem uma abordagem claramente que ajuda um pai que tem um filho com a aprendizagem de desafios. "Todas as pessoas vêm com desafios, alguns mais distinta do que outros", diz Simmons. "A chave é chegar a esses desafios, e os presentes que elas trazem, no interior da criança, para atraí-lo para fora.
O método Waldorf tem vários componentes que são úteis para uma criança com problemas de aprendizado:


Mantendo um ritmo
Um dos maiores desafios para um homeschool é manter um ritmo diário ou agenda. "Para acordar pela manhã, cantar uma canção, em seguida, iniciar o aprendizado do dia, que é uma forma suave para educar uma criança", explica Simmons em seu Waldorf No seminário de casa. "Ter um ritmo ajuda a criança a treinar os sentidos para seguir um caminho todos os dias, para mantê-los no caminho certo."
O dia Waldorf geralmente começa com tempo círculo, semelhante ao tempo em círculo, na maioria pré-escola ou jardim de infância, em que as crianças recitar um verso, usando armas e os movimentos das mãos e cantar uma canção ou dois para começar o dia. Eu tenho encontrado em meu próprio homeschool, começamos o dia com uma oração, então, um círculo de tempo curto (isso não funciona tão bem com um filho de 15 anos, incluído!). O uso de velas e pequenos sinos e sinos também é comum, se não for usado em demasia. Simmons acrescenta: "Manter as coisas simples é importante, porque as coisas minúsculas ajudam as coisas se mantêm no lugar."
Depois das aulas terminarem, a vela é apagada depois de esperar para outro dia. Um tempo do círculo final, terminando o dia, é recitado antes de as crianças saem para brincar ou fazer outras atividades.
Uma coisa Simmons encoraja fortemente que os pais "Para encontrar a sua própria relação com a educação Waldorf. Por favor, não remake da escola em casa. Minha percepção é que a casa não é a escola e nós temos que estar cientes de que a educação Waldorf original foi baseado em uma situação escolar. situações escolares não trabalhar em casa "Então, para quem utiliza métodos Waldorf em casa, não se preocupam com o dogma de uma escola Waldorf. - não é necessário a utilização de métodos Waldorf.
Ficar relaxado
O método Waldorf é relaxada em relação aos métodos mais tradicionais de educação escolar em casa, e é benéfica para homeschoolers, que podem iniciar o seu próprio homeschooling Waldorf-inspirada em casa ou com um grupo cooperativo. educador Waldorf David Darcy ajuda homeschoolers ensinar a seus filhos através de métodos Waldorf-inspirado. Recentemente, ele explicou: "Quando as crianças são ensinadas em um ambiente amoroso e estimulante, que respeite a sua humanidade, que crescem em amar, cuidar responsável seres humanos, com um constante sentimento de beleza, bondade e verdade.
"O objetivo da Pedagogia Waldorf é criar esse ambiente de amor e carinho e orientam os alunos para o seu pleno potencial como indivíduos auto-confiante, criativa e solidária que abraçam a aprendizagem e influenciar positivamente o mundo ao seu redor."
"Em uma sociedade onde as coisas são tão desequilibrado", Simmons acrescenta, "tudo é corrida, corrida, corrida." Muitas vezes uma criança é empurrada para se tornar acadêmico muito cedo, e se vê todos os tipos de problemas com este impulso: a dislexia de leitura dificuldades, outras dificuldades. Isso não quer dizer que as crianças não têm problemas quando eles não são empurrados, mas há uma pressão saudável para ensinar as crianças muito cedo, principalmente ensiná-los a ler quando eles não estão prontos "Simmons observou.
As crianças não são ensinadas a ler depois que aprender a escrever, geralmente em torno de segundo grau, ou oito anos de idade. O método Waldorf usa livros lição principal, que as crianças criam em um jornal de moda ", como, desenhar letras ou poemas, enquanto usando lápis cera ou lápis de cor. Estes livros são revistas de sua própria escrita, ea partir destes, eles aprendem a ler o que escrevem. Este estilo é semelhante ao notebooking, mas muito mais em termos de qualidade artística.
Para aqueles que não empurrou, e ainda aviso desafios em seus filhos, afirma Simmons, inequivocamente, que o método Waldorf é tão terapêutico as mãos sobre a aprendizagem criativa, utilizando a principal abordagem do livro de aula, vai ajudar as crianças a desenvolver em seu próprio ritmo. "Há momentos estes desafios de aprendizagem estão presentes no disfarce -, mas sempre há o potencial para tornar-se desequilibrada, se as coisas são levadas."
Aprender Holisticamente
A abordagem Waldorf usa um estudo principal lição - também conhecido nos meios tradicionais, como um estudo da unidade - para ensinar uma ciência holística da criança, matemática, escrita, leitura, escrita e outras lições, integrando todos os conceitos em um só tópico. As aulas podem ser ensinadas em três blocos de aulas principal, médio e bloco, e geralmente se concentram em dois ou três temas durante um longo período de tempo, em vez dos habituais seis a sete temas num dia como o ensino regular. livros lição principal resultado destas lições principal, e continuar com a progressão do aluno durante o ensino médio. (Nota - há aulas diárias, como exercícios de matemática, etc, para manter uma criança na pista com o que aprenderam, mas as principais lições se não consistem em educação de rota).
A principal lição para a terceira série, por exemplo, consistiria em histórias do Antigo Testamento, Homebuilding ou Jardinagem, onde cada componente de aprendizagem seriam integrados nesse conceito. Os estudantes aprendem a medição nas histórias do Velho Testamento, possivelmente aprender Noé construiu a arca usando côvados, e iria aprender um côvado é medido de acordo com o comprimento do braço. Homebuilding e Jardinagem naturalmente ter em conta as lições de matemática e ciência, junto com a geometria ou cartografia para o planejamento e escrita.
Usando técnicas multisensoriais
Steiner estava muito interessado na natureza das crianças, e todos acreditavam que é composto de corpo, espírito e alma. métodos Waldorf abordar o aspecto tríplice da pessoa humana: a cabeça, o coração e as mãos, parecido com a filosofia Charlotte Mason do conhecimento de Deus, o Homem eo Universo. filosofia de Steiner afirma que as crianças têm três fases de sete anos por onde passam, e cada fase tem um nível de educação que devem ser abordadas.
O atrativo principal do homeschooling Waldorf de inspiração é como ele chama de beleza e criatividade no ambiente de aprendizagem. Assim, toda atividade de aprendizagem inclui música, arte, ou alguma atividade lúdica. Há um foco em trabalhos manuais, com tricô e marcenaria, como as crianças crescem, que substitui a necessidade de terapia ocupacional nos casos de crianças com necessidades especiais.
As crianças aprendem a pintar com aquarela molhado sobre molhado e aprender a molde com cera quente, aprender com a experiência tátil. Eles aprendem a jogar num ambiente natural, não-estruturados, e aprender de matemática jogando beanbags ou pulando corda, enquanto recitava versos como "Sete Sete vezes desceu à mina, quando eles vieram para cima, eram quarenta e nove."
Matemática, como todos os assuntos, é ensinada a partir de todo às partes. Ou seja, a soma é ensinado primeiro, depois das muitas maneiras de chegar a essa soma. Por exemplo:
5 é 3 mais 2 
5 é 2 mais 3 
9 é 3 vezes 3 
12 é 4 vezes 3
Waldorf também usa peças manipuláveis. Em vez de usar peças manipuláveis plástico, porém, o método Waldorf utiliza materiais naturais, e trata da manipulação para ir com histórias de matemática, onde um homem tem uma pilha de madeira, por exemplo, ou quando um castor constrói uma barragem. Depois de contar a história, os alunos tirar as fotos em seus livros lição principal.
Algumas histórias de matemática que você pode dizer ao seu filho, e desenvolver a si mesmo manipuláveis, são encontrados em Matemática Tale Ventos .
Escrita e leitura são da mesma forma - toda a parte. Assim, as crianças aprendem a escrever as primeiras letras, em seguida, escrever suas próprias histórias (semelhante ao método de Charlotte Mason da narração) e, em seguida, ler seus próprios livros, em voz alta ou silenciosamente. Embora ele luta com a leitura, o meu próprio filho de nove anos de idade, é capaz de recitar um poema que lhe foi dada pelo seu professor Waldorf, no seu aniversário metade. Há muitos poemas que pode ser usado para ensinar as crianças a recitação.
Por favor note que algumas pessoas envolvidas no estudo da educação Waldorf uma filosofia conhecida como antroposofia, baseado nos escritos e palestras de Rudolf Steiner. Existem conceitos na Antroposofia, que são baseadas em crenças cristãs, por isso há referências ao cristianismo na educação Waldorf. Por exemplo, festivais escolares, muitas vezes seguem o calendário litúrgico cristão, e as crianças aprendem sobre os santos no segundo grau e histórias do Antigo Testamento na terceira classe.
Por outro lado, nem todas as idéias esotéricas Steiner são aceites em, e alguns contrariar, a teologia cristã tradicional. Por conseguinte, existem áreas problemáticas, o que causa alguns cristãos a se esquivar de Waldorf educação como um todo.
Como cristão e um homeschooler eclético, eu não encontrei os métodos de ensino prático Waldorf ser incongruente com a minha caminhada cristã. A introdução de arte, música e movimento em um currículo baseado no desenvolvimento de uma criança traz riqueza para a sua entrega. O uso da atividade física, com recitação ajuda do meu filho capacidade de processar informações. Assim, eu me sinto confortável tendo o que quero, deixando o resto, e adicionando minhas próprias crenças cristãs para os aspectos espirituais da pedagogia Waldorf. Algumas pessoas podem não se sentir confortável fazendo isso. É sempre bom usar o discernimento, em oração ao ler todas as matérias Waldorf-base, a fim de separar o trigo do joio. (...)"

Retirado de www.eclectichomeschool.org

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