11 dezembro 2010

O Método Waldorf e Quatro Elementos da Educação




" (...)Tentativas de adaptar a educação Waldorf em situações de aprendizagem, onde a missão não é exclusivamente o ensino Waldorf pode ser classificado como de enriquecimento curricular Waldorf ou aulas do currículo Waldorf. Qualquer adaptação de Waldorf, em um não-Waldorf situação de aprendizagem, pode ser considerada um enriquecimento curricular, mas alguns elementos mínimos devem estar no local, se uma adaptação deve ser considerada uma aula-como Waldorf.
Se todos os quatro elementos seguintes não são incluídos em uma lição, a lição vai ser um pouco comprometida. No entanto, progressivamente, incluindo elementos de Waldorf, na sequência inversa da descrição abaixo, enriquecer progressivamente as aulas.
Currículo:
O currículo Waldorf entrelaça lições que fornecem o desenvolvimento da personalidade humana e as lições que prevêem a aquisição de ferramentas acadêmicas. Portanto, a adequação do desenvolvimento das aulas, que prevê a aquisição de ferramentas acadêmicas devem ser sensíveis às necessidades da personalidade humana em desenvolvimento. Pedagogia Waldorf tem como fundamento de um currículo a idéia de que o desenvolvimento da personalidade humana recapitula o desenvolvimento da cultura e da consciência humana.
Estratégias Educacionais:
estratégias instrucionais Waldorf trabalhamos para facilitar o aparecimento de três actividades de aprendizagem: a vontade, sentir e pensar de tal forma que esta última emerge a partir da anterior. Para qualquer assunto determinada área e estágio de desenvolvimento o surgimento das atividades de aprendizagem requer uma organização específica das estratégias de ensino adaptadas às necessidades dos alunos abordados.
Planejamento:
Ao planejar uma aula, a educação Waldorf considera meios para minimizar o stress do estudante, portanto, maximizar a oportunidade de aprendizado. Para este fim, estrutura de três ferramentas a lição:, ritual, ritmo e repetição. Essas ferramentas são os três R's do planejamento Waldorf.
Avaliação:
Na abordagem Waldorf a avaliação é baseada no desempenho e olha para o desenvolvimento da personalidade humana, bem como a aquisição de ferramentas acadêmicas. Os métodos ou práticas de ensino da educação Waldorf prever atividades e gera material para avaliação de desempenho baseada em tal. A avaliação não é o fim do processo educativo, mas um guia para a sua "renovação contínua.
Atualmente, na maioria das principais situações de avaliação de aprendizagem será a área onde as abordagens Waldorf são menos adaptáveis seguido pelo desenvolvimento do currículo. Maioria Waldorf-situações de aprendizagem não irá incluir a avaliação baseada em testes. Quando baseada em avaliação de teste está incluído no menu de avaliação, pelo menos no ensino primário e secundário, a aprendizagem de outras actividades, os alunos tendem a ser limitados aos objetivos de teste. Como a maioria dos testes exigem uma modalidade de leitura e escrita para avaliação de desempenho, que precede as actividades de aprendizagem são susceptíveis de ser limitada à mesma modalidade para se preparar para o teste. Este teste definido ambientes exploração limite por alunos e produz inautêntica estratégias instrucionais. Como afirmado anteriormente, a Pedagogia Waldorf tem como base de desenvolvimento do currículo a idéia de que o desenvolvimento da personalidade humana recapitula o desenvolvimento da cultura e da consciência humana. Assim as atividades acadêmicas devem ser sensíveis e refletir humanos períodos culturais associados graus específicos. Esta opinião é corroborada pelo sucesso de professores Waldorf, mas as pesquisas demonstram explicitamente sua vantagen não foi realizada. Veja os exemplos a seguir nesta seção.
Uma lição da plena incorporação de estratégias de ensino Waldorf e os três R's do planejamento Waldorf pode ser alcançado. A eficácia de estratégias de ensino Waldorf é apoiada por pesquisas sobre como o cérebro aprende. Os três R's do planejamento Waldorf destaca as ferramentas para o planejamento de uma aula com atenção para um bioritmo e sequência específica de atividades. Essa sequência fornece suporte para o processo de aprendizagem intrínsecos ao estratégias instrucionais Waldorf e também é apoiada pela investigação com base nas melhores práticas de ensino-cérebro. No mínimo, as estratégias de ensino Waldorf e planejamento biorithmo devem ser incluídos para uma lição a ter uma qualidade tipo Waldorf e eficácia ..

Um olhar breve no Currículo Waldorf para K graus a cinco.
Jardim de infância
Durante a infância, as crianças estão envolvidas em actividades através da imitação e da imaginação que facilitem a integração sensório-motora e de imagem sensório-motor. Se esta integração sensório-motora e de imagem está atrasado a criança terá dificuldade em engajar suas capacidades imaginativas e imitativa para o trabalho acadêmico. Este atraso provoca na criança um sentimento de fome. Um impulso para buscar atividade sentido que interrompe a sua vida imaginativa. Portanto, as atividades acadêmicas não são apresentados para a criança no jardim de infância Waldorf. As crianças passam o seu tempo na imaginação e imitação em um ambiente acolhedor.
Primeira Classe:
Se as crianças têm sido autorizados a exercer e imaginativa de imitação até a idade de cerca de seis anos e meio, em média, eles têm pouca ou nenhuma dificuldade para engajar estas capacidades para o trabalho acadêmico. Mas, é fundamental que as lições acadêmicas envolver alunos do primeiro imitativas e imaginativo capacidades de facilitar o exercício eo desenvolvimento da aprendizagem de alunos da primeira série da personalidade. A personalidade de aprendizagem surge de uma associação de estudantes de sentir satisfeito com a aprendizagem de procedimentos fundamentais, combinando, recolha e triagem, necessários para a aquisição, leitura, escrita e aritmética. Os alunos nesta faixa etária, em sua maior parte, estão conscientes do sentimento de conteúdo apenas como resultantes de resposta a situações concretas de vida, ao ouvir histórias, e quando imitando situações concretas de vida e histórias. Para facilitar o desenvolvimento da personalidade de aprendizagem, o sentimento de conteúdo será geralmente usando trouxe histórias ou sequências de imagens da natureza e contos de fadas tradicionais. Essas sequências de imagens e as histórias são adaptadas para motivar e direcionar a aplicação de procedimentos de aprendizagem pelos alunos. Os procedimentos de aprendizagem, como elas são aplicadas para habilidades específicas acadêmico, são apresentados como atributos dos personagens das histórias ou seqüências de imagens. Por exemplo, colecionar coisas é um atributo do rei, que pode ser adaptado para ensinar a simples adição. Os alunos através da sua imaginação e capacidade imitativa identificar-se com o rei e que cobra se torna um atributo de sua personalidade de aprendizagem. Desta forma, o aprendizado torna-se ainda uma conseqüência das atividades de prosseguir a partir da imaginação dos estudantes e de juros no mundo.
Segundo Grau:
Após a personalidade de aprendizagem é desenvolvido de forma adequada, no sentido sugerido, será como uma mão com a qual o aluno vai chegar ao mundo e apreender o conhecimento acadêmico em tal mão, o conhecimento é facilmente realizada para uso posterior. Agora que a aprendizagem é parte da personalidade do aluno é tarefa do professor para ajudar o aluno a aprender a dirigir a sua personalidade de aprendizagem. Em outras palavras, para incentivá-los a fazer escolhas para prosseguir com a sua personalidade de aprendizagem do trabalho da classe. Esta capacidade envolve a retenção e redirecionamento dos impulsos da personalidade de aprendizagem como a vida de classe exige. Trabalhando novamente com o conteúdo do sentimento e da leitura do currículo escrito é apresentado através de fábulas e histórias tradicionais santo. As fábulas apresentam a loucura e as consequências de certos impulsos personalidade de aprendizagem, enquanto as histórias de santo presente ideal para o qual a personalidade de aprendizagem pode aspirar. Mesmo assim, a direção da personalidade de aprendizagem vai ser difícil para um aluno de experimentar a fome sentido.


Terceiro Grau:
Após a personalidade de aprendizagem é desenvolvido e os alunos aprenderam a ter responsabilidade de envolver-se na vida da classe, a sua infância em um sentido termina. Como mencionado anteriormente, até este ponto, as crianças têm para a maior parte experiente seus sentimentos apenas como resultantes de resposta a situações concretas de vida, ao ouvir histórias, e quando imitando situações concretas de vida e histórias. Mas agora, eles percebem seus sentimentos podem surgir em resposta a situações internas imaginado. O exercício dessa capacidade leva a uma criança perceber que sua vida sentimental pode ser independente de suas relações com, peer pai ou professor. Antes deste tempo, os sentimentos de uma criança como eram as roupas que os outros lhes deu para usar dependendo do clima. Esperemos que as roupas eram dadas sempre os quentes. Mas agora, eles devem escolher as suas vestes, e têm pouca experiência em julgar o tempo. Esta independência de sua vida sentimental e, portanto, a responsabilidade pela sua vida faz com que o sentimento de ansiedade para crianças e uma perda de auto-confiança. Embora se uma base apropriada como foi definida, os alunos deste ano vai conquistar escrita, leitura e aritmética, que também vai estudar a construção de casas agrícolas e têxteis. A aplicação destas habilidades acadêmicas e artesanais humana irá reconstruir a auto-confiança dos alunos, e as histórias sobre os líderes, como Noé, Moisés e Harriet Tubman, que com uma fonte interna de força, outros levam por situações difíceis irá apoiar a resolução de crescente ansiedade.
Quarta Classe:
Se tudo correr bem os alunos pela quarta série terão renovada auto-confiança e terá resolvido angústias nascidas da independência da sua vida sentindo. A maioria dos estudantes provavelmente vai ter muita confiança em sua vida sentimental independentes, tal que a sua imagem interior do mundo, motivando o seu comportamento, vai ser colorido com pouca objetividade muito. Portanto, o currículo se esforça para construir o entendimento e objetividade por meio de comparações. Através do estudo da zoologia alunos começam a compreender as adaptações dos vários filos, classes e ordens de animais, comparando essas adaptações à estrutura e capacidades, eles mesmos, possuem. Frações são ensinados aos alunos como as declarações exatas sobre uma comparação entre dois objetos relacionados ou quantidades, como esse objeto é um terço tão grande quanto o objeto. Desta forma, os alunos são estimulados a perceber relações objetivas de ser encontrado entre as coisas do mundo . Os contos dos deuses nórdicos é dito aos alunos que eles podem experimentar na sua imaginação a ascensão e queda de grandes seres que criam um mundo para atender às suas paixões, ao invés de ordem, o que leva à sua destruição. Mas, começa um novo dia e um novo mundo onde a paixão ea razão juntos animam e revelar o conhecimento é antecipado.
Quinto Grau:
No quarto grau, que incentivou os alunos a observar o mundo objetivamente, agora incentivar os alunos a começar a encontrar padrões racionais no mundo. Botânica é apresentado aos alunos. Primeiro, a forma ea função da flor ideal em termos de raízes, caule e folha-flor está relacionada com a sua própria estrutura física. Em seguida, com a observação cuidadosa ea descrição das formas de várias classes de plantas podem ser vistas como adaptações da forma ideal. A base do sistema de número dez é explorada para revelar como aritmética mecânica decorre da sua 'padrões decimal. A evolução dos polígonos a partir de elementos geométricos mais simples é também explorada. O desenvolvimento do pensamento racional é contada através do estudo da história antiga que culminou com a Grécia clássica e os seus 'filósofos. (...)"


Retirado de www.pythabacus.com

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